ATA DA 95ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2008, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ, PARANÁ.


Aos 31 dias do mês de janeiro de 2008, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá, Paraná, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Roberto Misquevis, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Zambon, vice-presidente e secretariada pelo Sr. Jefrey Kleine Albers, secretário do Conselho.

Leitura da Ata da reunião anterior

Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e solicitou que o secretário procedesse a leitura da ata da 94ª reunião realizada em dezembro de 2007. Após a leitura, foi aberta a discussão não havendo comentários. Colocada em votação, a ata foi aprovada por unanimidade.

Apresentação da UFPR

Em seguida foi passada a palavra aos professores da UFPR, Vânia Guimarães e José Canziani para que procedessem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (açúcar e álcool nos mercados interno e externo), referentes ao mês de janeiro de 2008, também as cotações na BM&F e CSCE, as cotações do dólar e os valores da cana básica projetados para a safra.

Situação da Safra

Na seqüência o Sr. Adriano da Alcopar apresentou a posição da safra acumulada do Centro-Sul registrando aumento de 14,46% na cana moída, totalizando 426,6 milhões de toneladas, aumento conseqüente na produção de açúcar e álcool. Apresentou também uma comparação entre disponibilidade e consumo de álcool, concluindo que não haveria, supostamente, falta de álcool para atender a demanda, considerando um consumo médio de 1,4 bilhões de litros por mês.

Assuntos gerais

O Presidente alertou sobre a alteração que ocorrerá a partir de 1º de maio sobre o recolhimento do PIS/COFINS. O Sr. Paulo Zambon registrou agradecimento aos conselheiros e convidados que participaram do congraçamento de final do ano. Foi proposta a realização de reuniões em outras localidades durante o ano. Sr. Paulo Zambon questionou sobre a situação da proibição da queima da cana e foi informado de que a queima está autorizada pela revogação dos efeitos da sentença proferida pelo juiz federal de Jacarezinho. Nada mais havendo para ser discutido, o senhor presidente colocou em votação os valores apresentados que foram aprovados para compor a Resolução n.º 10 da Safra 2007/2008 a vigorar a partir do dia 01 de fevereiro de 2008. Em seguida agendou a próxima reunião para o dia 28 de fevereiro às 14:30 horas no auditório da Alcopar em Maringá e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo Sr. Paulo Misquevis e pelo Sr. Paulo Zambon.

Resolução 10 safra 2007/08