ATA DA 93ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 29 DE NOVEMBRO DE 2007, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 29 dias do mês de novembro de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Roberto Misquevis, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Zambon, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário.

Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e sugeriu uma alteração na ordem da pauta, para que fossem apresentadas as novas projeções de produção e a situação atual da safra conforme dados da Alcopar e da Única (SP). A proposta foi aceita e deu-se então o início da apresentação.

Situação da Safra

Dados da Única informam aumento de safra na região centro-sul em 11,19%, equilíbrio no açúcar e aumento no álcool de 20,47%, com ATR de 146,37 kg/t. Para São Paulo foram registrados: aumento de moagem de cana em 6,98%, açúcar em queda de 4,51% e álcool aumento de 14,46%. As novas estimativas de produção indicam redução de cana moída em 3,24%, redução da produção de álcool anidro em 49,30%, para o álcool hidratado aumento de 19,70% e para o açúcar queda de 6,62%. Os dados indicam que a produção de álcool está condizente com o consumo previsto para o final da safra. Levantamentos da Alcopar indicam que no Paraná já foram moídas 35,7 milhões de toneladas de cana até 16 de novembro, representando aumento de 17,71 % sobre o mesmo período da safra passada. O aumento na produção de açúcar representa 11,29 %, com 2,31 milhões de toneladas  e no álcool aumento de 28,62 %, totalizando 1,6 milhão de m3. Aumento do álcool para mercado externo em 30,62% e o ATR médio na quinzena foi de 146,74 kg/t. Permanece a alteração no mix de produção com redução para 46,34% para o açúcar e aumento para o álcool. Restará cana para ser moída e a maioria das usinas estenderá atividades até meados de dezembro.

Apresentação dos professores da UFPR

Os professores Canziani e Vânia iniciaram apresentando as novas estimativas de produção da safra das empresas participantes do Consecana e em seguida apresentaram os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (açúcar e álcool nos mercados interno e externo), referentes ao mês de novembro de 2007, também as cotações na BM&F e CSCE, as cotações do dólar e os valores da cana básica projetados para a safra. Colocados em votação, os valores foram aprovados para compor a Resolução n.º 08 da Safra 2007/2008 a vigorar a partir do dia 01 de dezembro de 2007. Os professores concluíram lembrando que todas as variações de preços que estão ocorrendo no mercado já eram previstas desde o início da safra, o que resulta na relativa estabilidade dos valores apresentados pelo modelo Consecana.

Assuntos gerais e encerramento

O senhor presidente abriu a palavra para assuntos gerais, não sendo solicitada por nenhum dos presentes e assim sendo, agendou a reunião de dezembro para o dia 27 às 11:00 horas no auditório do setor de Ciências Agrárias da UFPR na rua dos Funcionários nº 1540, bairro Cabral em Curitiba, Pr. e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo Sr. Paulo Misquevis e pelo Sr. Paulo Zambon.

Resolução 08 safra 2007/08