ATA DA 88ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 28 DE JUNHO DE 2007, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ.

Aos 28 dias do mês de junho de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Roberto Misquevis, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Sidney Zambon, vice-presidente do Conselho e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário executivo do Conselho.

1)Apresentação dos professores da UFPR

Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e agradeceu suas presenças, em seguida solicitou aos professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, que procedessem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (açúcar e álcool nos mercados interno e externo), referentes ao mês de junho de 2007, as cotações na BM&F e CSCE, as cotações do dólar e os valores da cana básica projetados para a safra. Aberta a palavra para discussão sobre a apresentação, o Sr. Misquevis comentou que os preços atuais não remuneram nem os produtores nem as indústrias e a tendência é de queda por excesso de oferta portanto o mercado de entressafra não é otimista. O Sr. Adriano citou a preocupação para o ano que vem por conta do volume de produtos que poderão ficar estocados e a dependência de como o mercado e o consumo ocorrerá daqui para frente. Os investimentos também estão sendo re-analisados. Os percentuais de adição de álcool na gasolina também são relevantes na análise dos impactos que afetam a demanda. Prof. Canziani lembrou os conselheiros de que o modelo Consecana já prevê os mercados futuros, mas que mesmo assim as ocorrências do mês, por vezes, não refletem as projeções. Colocados em votação, os valores foram aprovados para compor a Resolução n.º 03 da Safra 2007/2008 a vigorar a partir do dia 01 de julho de 2007.

2)Situação da safra

Sr. Adriano (Alcopar) comentou que já foram moídas 10.076 mil toneladas de cana até 16 de junho, representando aumento de 6,67% sobre o mesmo período da safra passada representando aproximadamente 27 % da safra. O aumento na produção de açúcar representa 2,35%, com 577 mil toneladas contra 564 mil toneladas no mesmo período da safra passada e no álcool a produção totaliza 415 mil m3, representando aumento de 8,3%. Questionado sobre o ATR o senhor Adriano relatou no início da safra ele estava aumentando mas que agora está caindo, mas não observa-se um motivo específico que justifique, mas uma combinação de fatores como ocorrência de broca nas plantas e regime irregular de chuva.

3)assuntos gerais e encerramento

O senhor presidente abriu a palavra para assuntos gerais e o Sr. Zambon relatou que a FAEP realizou uma reunião com os parlamentares da bancada paranaense na CNA, em Brasília, apresentando um estudo sobre os prejuízos acumulados pelo setor no Paraná e os fatores que causaram tal prejuízo, citando enfaticamente a valorização do real frente ao dólar como o principal fator. Sr. Evaristo comentou que o problema é que o país não está crescendo na realidade nos percentuais que são anunciados.
Nada mais havendo a ser tratado o Sr. Paulo Misquevis agendou a próxima reunião para o dia 30/07 às 10:30 horas na sede da FAEP e em seguida reiterou agradecimentos pela presença dos conselheiros e convidados e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo  Sr. Paulo Misquevis, Presidente do Conselho e pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, vice-presidente.

Resolução 03 safra 2007/08