ATA DA 87ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 31 DE MAIO DE 2007, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ.

Aos 31 dias do mês de Maio de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Roberto Misquévis, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Sidney Zambon, vice-presidente do Conselho e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário executivo do Conselho.

1)Apresentação dos professores da UFPR

Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e agradeceu suas presenças, em seguida solicitou aos professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, que procedessem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de maio de 2007, bem como as cotações na BM&F,  CSCE e do dólar. Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados para compor a Resolução n.º 02 da Safra 2007/2008 a vigorar a partir do dia 01 de junho de 2007.

2)Situação da safra

Sr. Misquevis comentou que já foram moídas 5.442 mil toneladas de cana até 16/05, representando aumento de 11,63% sobre o mesmo período da safra passada. O aumento na produção de açúcar representa 11,65%, com 298 mil toneladas contra 267 mil toneladas no mesmo período da safra passada e no álcool a produção totaliza 228 mil m3, representando aumento de 14%. As exportações de álcool totalizam 56,9 mil m3. Professor Canziani comentou que o clima ajudou e as indústrias acertaram antecipando a moagem. Sr. Misquevis ainda comentou que a base de cálculo do ICMS também prejudica o ritmo de redução dos preços para os consumidores e que o Conselho da Alcopar tem discutido alternativas para minimizar estes efeitos. Sr. Paulo Zambon relatou que esteve na Promotoria de Londrina para prestar esclarecimentos sobre os preços do álcool e que apresentou os valores em constante queda conforme valores do Consecana. Sr. Misquevis comentou que existem articulações para uma uniformização das alíquotas do ICMS no país.

3)Assuntos Gerais e encerramento

Sr. Paulo Misquévis abriu a palavra aos presentes e o Sr. Paulo Zambon manifestou o interesse do setor produtivo em realizar um levantamento de custos de produção da cana. Para tanto a diretoria da FAEP manteve contato com a UFPR mas julgou conveniente apresentar o tema ao Conselho para apreciação. O Sr. Misquevis se posicionou de que não é atribuição do Conselho este estudo, tal posição foi endossada pelo Sr. Mário Gondo e a Sra. Lilian Ticianel. Diante do exposto o Sr. Zambon retirou a solicitação, mas frisou que é interesse da Federação a realização do estudo e que a mesma procederá independentemente. A próxima reunião teve sua data confirmada para o dia 28/06 –quinta-feira, às 14:30h na sede da Alcopar em Maringá/PR. Nada mais havendo para ser tratado, o presidente do Conselho, encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo  Sr. Paulo Misquevis, Presidente do Conselho e pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, vice-presidente.