ATA DA 56ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORE

ATA DA 86ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 26 DE ABRIL DE 2007,
NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ.


    Aos 26 dias do mês de Abril de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

    A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo Sr. Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente do Conselho e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário executivo do Conselho. Durante a reunião o Sr. Dagoberto precisou ausentar-se, sendo substituído pelo Sr. Paulo Misquevis na condução dos trabalhos.

  1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião.

    Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e agradeceu suas presenças, em seguida solicitou a leitura da ata da 85ª reunião, realizada em 29/03/2007. Procedeu-se a leitura e após ser colocada em discussão e votação foi aprovada sem alterações. Sr. Dagoberto solicitou a palavra para anunciar seu afastamento como membro do Conselho mas que continuará a acompanhar os andamentos do setor, frisando que o que o motivou a afasta-se foi o fato de ter assumido outros compromissos profissionais. Agradeceu a todos pelo companheirismo e à Alcopar, Faep e UFPR pelos anos de convivência. Sr. Paulo Zambon passou a palavra ao Sr. Anísio Tormena, Presidente da Alcopar que cumprimentou a todos, à FAEP, Canapar e UFPR. Salientou a importância da ferramenta Consecana e a oportunidade de que, através dela tenha-se conseguido alcançar a harmonia do setor. Finalizando, prestou agradecimentos ao Sr. Dagoberto pela longa ficha de atuações prestadas a Alcopar junto ao Consecana.

  1. Apresentação dos professores da UFPR

    Na seqüência o Sr. Paulo Zambon solicitou aos professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, que procedessem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar (açúcar e álcool), referentes ao mês de abril de 2007, bem como suas cotações na BM&F e CSCE e as cotações do dólar.

    Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados para compor a Resolução n.º 13 que conterá os valores de fechamento dos preços da cana-de-açúcar da Safra 2006/2007.

  1. Apresentação da primeira projeção de preços da cana básica para a Safra 2007/2008

    Com base nos novos percentuais de participação da cana-de-açúcar nos preços finais dos produtos e considerando a extinção do álcool residual na composição dos preços do Consecana, definidos na 84.ª reunião do Conselho, os professores da UFPR apresentaram a primeira projeção de preços da cana básica para a próxima safra que inicia em 1º. de maio. Os valores foram aprovados pelos conselheiros e compõem a Resolução 01 Safra 2007/2008.

  1. Antecipação do ano-safra

    Os membros presentes aprovaram a alteração do calendário do ano-safra, sendo iniciado nesta safra no mês de maio e encerrando em março de 2008, portanto esta safra contará apenas com 11 meses, acarretando na antecipação da safra 2008/2009, tendo seu início no mês de abril. Esta alteração deverá ser formalizada no estatuto do Conselho, bem como no seu regulamento e anexos, tal qual as alterações ocorridas referentes ao álcool à residual e a participação da matéria-prima nos produtos finais.

  1. Situação da safra

    Sr. Adriano comentou que nesta safra foram moídas 1.522 mil toneladas de cana até 16/04, representando aumento de 54% sobre o mesmo período da safra passada. O aumento na produção de açúcar representa 108 % e no álcool, 47%.

  1. Composição do Conselho e eleição da presidência para o Biênio Maio/2007 a Abril/2009

    Atendendo solicitação e de acordo com o Art. 9º do Estatuto do Conselho de Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado do Paraná –Consecana-Paraná, as diretorias do SIALPAR, SIAPAR e FAEP, indicaram seus representantes para composição do Conselho no biênio 2005/2007, sendo (em ordem alfabética):

Setor Industrial –Titulares

Amilton A. Cimadon –Nova Produtiva

Giovani Crispim –Sabarálcool

José Luis Bernardes –Vale do Ivaí

Lilian F.M. Ticianel –Usiban

Paulo Roberto Misquévis –Dacalda

Willian Aparecido Bissoli –Cooperval


Setor Industrial –Suplentes

Fernando Antônio Lopes Avelar –Usaçúcar

João Marcos Paganine - Usaciga

José Adriano da Silva Dias –Alcopar

José Moacyr Gaffo - Corol

Mário T. Gondo –Usaçúcar

Olivier Thiago Grende Bono –Copagra


Setor Produtivo –Titulares

Eduardo Sérgio A. Quintanilha Braga –Sindicato Rural de Jacarezinho

Irimal Aparecido Basso –Sindicato Rural de Rondon

João Batista Meneguetti –Sindicato Rural de Paranacity

Paulo José Buso Júnior - Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina

Paulo Sidney Zambon –Sindicato Rural de Bandeirantes

Pedro Panhan da Silva - Sindicato Rural de Rolândia


Setor Produtivo –Suplentes

Jefferson José Muracami - Sindicato Rural de Paranacity

João Tadeu Lopes Bonini - Sindicato Rural de Maringá

Juraci Marconi - Sindicato Rural de Jandaia do Sul

Pedro Baggio Neto - Sindicato Rural de Cornélio Procópio

Ricardo Albuquerque Rezende Filho - Sindicato Rural de Engenheiro Beltrão

Ana Thereza da Costa Ribeiro - Sindicato Rural de Tapejara

Após a citação das indicações dos representantes, atendendo o Parágrafo 2º do Art. 9º do Estatuto do Conselho, foram eleitos pelos presentes o Sr. Paulo Misquevis para a Presidência e o Sr. Paulo Sidney Zambon para a Vice-Presidência do Conselho durante o primeiro ano do mandato, estando sujeitos ao rodízio para o segundo ano do mandato.

  1. Assuntos Gerais e encerramento

    Sr. Paulo Zambon informou que foi intimado como representante do Consecana, pelo Ministério Público a comparecer para prestar esclarecimentos sobre os aumentos nos preços do álcool. Sr. Adriano relatou que a Alcopar também foi intimada e de que apresentará um histórico de preços praticados desde a posse do Presidente Lula evidenciando que os valores reduziram e não é no setor produtivo que está ocorrendo o aumento.

    Sr. Paulo Zambon propôs ao grupo a realização de um encontro de confraternização a ser realizado em Bandeirantes. A proposta foi aceita e será agendada para os próximos meses.

    Foi aberta a palavra aos presentes não havendo pronunciamento. A próxima reunião teve sua data confirmada para o dia 31/05 –quinta-feira, às 14:30h na sede da Alcopar em Maringá/PR. O Sr. Paulo Zambon, presidente do Conselho, saudou e parabenizou os membros que atuarão no próximo mandato, empossou o Sr. Paulo Misquevis na Presidência do Conselho e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo Sr. Paulo Sidney Zambon e pelo Sr. Paulo Misquevis, Presidente do Conselho e representante do setor produtivo.

RESOLUÇÃO Nº 01 - SAFRA 2007/2008