ATA DA 85ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR,
AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 29 DE MARÇO DE 2007,
NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.


    Aos 29 dias do mês de março de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

    A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo Sr. Paulo Misquevis, representante do setor industrial e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário do conselho.


1)Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião.

    O Sr. Zambon agradeceu a presença dos conselheiros e convidados e, iniciando os trabalhos, solicitou a leitura da ata da 84ª reunião realizada em 28 de fevereiro de 2007. Após a leitura a ata foi colocada em discussão e votação sendo aprovada por unanimidade e sem alterações.

2)Apresentação dos professores da UFPR

    Em seguida o senhor presidente solicitou aos professores da UFPR que fossem apresentados os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de março de 2007, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar. Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução n.º 12 da Safra 2006/2007 a vigorar a partir do dia 01 de abril de 2007.

3)Situação da safra

    Os comentários restringiram-se ao fato de que algumas usinas efetivamente já iniciaram a moagem e que a estimativa é de que sejam moídas 41,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2007/2008.

4)Reajuste

    Concluindo a discussão sobre o reajuste para cana básica, o setor produtivo manifestou sua aceitação sobre a proposta do setor industrial que altera os percentuais de participação da matéria-prima para 59,50% no açúcar e 62,10% nos álcoois, semelhante ao Consecana São Paulo, e também aceitou a proposta de eliminação da apuração do ATR do álcool residual para cálculo do modelo Consecana Paraná. Estas alterações resultarão em um reajuste de 5,73% sobre a base anterior e serão oficializadas através de “circular”expedida pelo Conselho.
    Ficou aberto um canal de negociações entre os setores para que continuem as discussões sobre antecipação do ano-safra, redução das perdas industriais, adoção de ATR relativo e eficiência da fermentação e destilação. Para isto foi formado um grupo de discussões formado pelos Srs. Paulo Misquevis, Lilian Ticianel, Mário Gondo, Giovani Crispim –representantes do setor industrial, e Paulo Zambon, Paulo Leal, Irimal Basso e Carlos Silva –representantes do setor produtivo.

5)Assuntos Gerais
    C
om relação à antecipação do ano-safra, o Sr. Paulo Misquevis sugeriu que o grupo discuta já para a próxima reunião para que na safra 2007/08 transcorram somente 11 meses, o que antecipará a safra 2008/09 para iniciar no mês de abril de 2008. O Sr. Adriano questionou o grupo sobre a forma com que estas alterações podem ocorrer, se através de deliberação do Conselho ou se é necessária alteração do Manual do Consecana. Esta questão ficou pendente para discussão na próxima reunião para que os membros do conselho possam buscar embasamento legal.
    Outro assunto tratado foi a necessidade de indicação dos membros representantes dos setores para a gestão 2007/2009 do Conselho. Esta indicação deve ocorrer para a próxima reunião que encerra a safra.
O Sr. Sidney Meneguetti sugeriu que as atas das reuniões do conselho fossem realizadas no mesmo dia da reunião, antecipando sua divulgação e as decisões tomadas. Os membros presentes acataram a sugestão e tal procedimento deverá ser adotado na próxima reunião. Para tanto, o Sr. Jefrey solicitou que seja disponibilizado um equipamento de informática que atenda as necessidades de elaboração das referidas atas no local de suas realizações.


6)Agendamento da próxima reunião

    A próxima reunião foi agendada para o dia 26 de abril (quinta-feira), às 14:30h. na sede da Alcopar em Maringá - Paraná. O calendário de reuniões para o ano de 2007 ficou definido como sendo sempre a última quinta-feira de cada mês o dia de realização da reunião mensal do Conselho, portanto as reuniões ocorrerão em: 31 de maio; 28 de junho; 26 de julho; 30 de agosto; 27 de setembro; 25 de outubro; 29 de novembro e 27 de dezembro. Os locais de realização das reuniões serão definidos oportunamente.

7)Encerramento

    Nada mais havendo para ser tratado o Sr. Paulo Zambon reiterou agradecimentos pelas presenças e encerrou a reunião desejando a todos boa viagem de retorno aos seus municípios de origem.

RESOLUÇÃO Nº 12 - SAFRA 2006/2007