ATA DA 84ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2007, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 28 dias do mês de fevereiro de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo Sr. Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário do conselho.

  1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

O Sr. Zambon agradeceu a presença dos conselheiros e convidados e, iniciando os trabalhos, solicitou a leitura da ata da 83ª reunião realizada em 25 de janeiro de 2007. Após a leitura a ata foi colocada em discussão e votação sendo aprovada por unanimidade e sem alterações.

  1. Apresentação dos professores da UFPR

Em seguida o senhor presidente solicitou aos professores da UFPR que fossem apresentados os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de fevereiro de 2007, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar. Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução n.º 11 da Safra 2006/2007 a vigorar a partir do dia 01 de março de 2007.

  1. Situação da safra

O Sr. Adriano relatou que não houveram alterações relacionadas à safra 2006/07 e que 11 unidades industriais deverão iniciar suas atividade no mês de março próximo, dando início à safra 2007/08.

  1. Agendamento da próxima reunião

A próxima reunião foi agendada para o dia 29 de março (quinta-feira), às 14:30h. na sede da Alcopar em Maringá - Paraná.

  1. Assuntos Gerais e encerramento

O Sr. Paulo Misquevis solicitou a palavra para apresentar ao Conselho uma proposta de reajuste na cana básica, antecipando as discussões que seriam realizadas pelo grupo formado pelos setores industrial e produtivo para este fim. A proposta, válida a partir da safra 2007/08, sugere a eliminação da apuração do ATR do álcool residual nos cálculos do Consecana Paraná e a atualização dos percentuais de participação da matéria cana-de-açúcar na produção da açúcar e álcool, para valores semelhantes aos praticados no modelo Consecana São Paulo, quais sejam: 59,5% de participação na produção de açúcar e 62,1% na produção de álcool. Conforme simulação apresentada pelo Sr. Misquevis, com base na resolução nº 10 safra 2006/07, estas alterações representariam um reajuste de 5,73% no preço médio do ATR acumulado até o mês de janeiro 2007. Outros quatro pontos, segundo Sr. Misquevis ainda ficariam pendentes para discussão, a) Eficiência da fermentação e destilação; b) Redução das perdas industriais de 12% para 9,5%; c) Adoção do ATR relativo e d) Antecipação do ano-safra. O representante do setor produtivo solicitou que tal proposta fosse formalizada para que a Federação pudesse analisá-la e posicionar-se sobre a questão. Sr. Adriano da Alcopar pronunciou-se afirmando de que não haveria necessidade de formalização e que a proposta estava sendo apresentada oficialmente. Sr. Paulo Zambon afirmou que, diante disto, a Comissão Técnica da Faep se reuniria para analisar a proposta e, em consonância com a diretoria da Federação, apresentaria seu posicionamento na próxima reunião. O professor Canziani da UFPR enfatizou a necessidade do Conselho discutir a antecipação do ano-safra em função da efetiva antecipação da moagem que vem ocorrendo no estado nos últimos anos e a situação dos estoques dos produtos finais. O setor industrial alertou que tal definição deve ser analisada criteriosamente e principalmente sobre os impactos que tal antecipação causaria com relação aos contratos com fechamento na safra. Nada mais havendo para ser tratado o Presidente encerrou a reunião da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Paulo Sidney Zambon e Dagoberto Delmar Pinto, presidente e vice-presidente do Conselho respectivamente.

RESOLUÇÃO Nº 11 - SAFRA 2006/2007