ATA DA 83ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 25 DE JANEIRO DE 2007, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 25 dias do mês de janeiro de 2007, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo Sr. Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário do conselho.


  1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

O Sr. Zambon agradeceu a presença dos conselheiros e convidados e, iniciando os trabalhos, solicitou a leitura da ata da 83ª reunião realizada em 25 de janeiro de 2007. Após a leitura a ata foi colocada em discussão e votação sendo aprovada por unanimidade e sem alterações.

  1. Proposta de reajuste

Na seqüência o Sr. Dagoberto solicitou que o Sr. Adriano fizesse a leitura da correspondência encaminhada pela Alcopar à FAEP em resposta à solicitação de reajuste da cana básica formalizada pelo setor produtivo. A correspondência será anexada à presente ata. Após a leitura da correspondência o Sr. Adriano esclareceu que a proposta para a negociação de reajuste para a safra 2007/08 é de que cada setor indique alguns representantes para comporem um grupo de discussões apenso ao conselho. O Sr. Eduardo Quintanilha solicitou a palavra para expressar que precisava ser reajustado algum percentual ainda nesta safra. Sr. Adriano argumentou que muitos contratos são liquidados no mês e isto inviabiliza os reajustes retroativos. Sr. Paulo Misquevis confirmou a informação citando que mais de 80% da safra já está liquidada financeiramente. Encerrando as discussões ficou decidido que cada setor indicará representantes para a formação do grupo com a intenção de que este grupo se reuna antes da próxima reunião do Conselho.

  1. Apresentação dos professores da UFPR

Em seguida o Sr. Dagoberto solicitou aos professores da UFPR que fossem apresentados os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de janeiro de 2007, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar. Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução n.º 10 da Safra 2006/2007 a vigorar a partir do dia 01 de fevereiro de 2007.

  1. Situação da safra

O Sr. Adriano relatou a situação da safra expondo dados da produção paranaense dos quais se destacam: aumento na cana-de-açúcar em 28,86%, passando de 24,8 milhões de toneladas na safra 2005/06 para 31,9 milhões na safra atual, aumento na produção de açúcar em 44,87%, de 1.503.421 toneladas para 2.178.076 toneladas e no álcool total acréscimo de 26,84%, aumentando de 1.039.786m3 para 1.318.904m3. Houve também aumento em 4,82% nos quilos de ATR por tonelada de cana, registrando, nesta safra, 144,27 kg. Sr. Adriano apresentou também que houve uma pequena alteração no mix de produção, que em 16 de janeiro de 2006 apresentava-se em 46,21% de açúcar, 35,28% de álcool hidratado e 18,51% de álcool anidro e em 16 de janeiro de 2007 registrou 49,56% de açúcar, 33,68% de álcool hidratado e 16,76% de álcool anidro.

  1. Agendamento da próxima reunião

A próxima reunião foi agendada para o dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 14:30h. na sede da Alcopar em Maringá - Paraná.

6. Assuntos Gerais e encerramento

O Sr. Dagoberto abriu a palavra para assuntos gerais, sendo solicitada pelo professor Canziani da UFPR que comentou que a Universidade já iniciou o levantamento dos dados para a próxima safra e solicitou que seja realizada uma adequação das estimativas de produção para evitar o ajuste dos estoques ao final da safra como vem ocorrendo nos últimos anos, reduzindo assim os impactos de tais ajustes nos preços da cana básica. Alguns dos presentes afirmaram que não há constância nos ajustes, a cada ano ele é diferente, não sendo possível tal adequação. Os professores propuseram então que apresentarão na próxima reunião um estudo do comportamento da produção e dos estoques nas últimas safras, para embasar as discussões. Nada mais havendo a ser tratado, Sr. Dagoberto encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Dagoberto Delmar Pinto e Eduardo Quintanilha Braga.

RESOLUÇÃO Nº 10 - SAFRA 2006/2007