ATA DA 81ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2006, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 30 dias do mês de novembro de 2006, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo Sr. Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers.

  1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

Iniciando os trabalhos, o presidente agradeceu a presença dos conselheiros e convidados e solicitou ao secretário a leitura da ata da 80ª reunião realizada em 26 de outubro. Após a leitura da ata, seu conteúdo foi colocado em discussão. Não havendo comentários a ata foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade e sem alterações.

  1. Situação da safra

Em virtude da ausência do Sr. Adriano da Alcopar, que habitualmente discorre sobre a situação da safra, o Sr. Dagoberto teceu comentários registrando que a safra está oficialmente encerrada, apesar de algumas usinas ainda estarem operando. Aproveitando o momento o Sr. Dagoberto relatou sua viagem a Amsterdã onde participou da Conferência Mundial de Etanol, no período de 06 a 09 de novembro. Com aproximadamente 500 participantes destacou a relevância da participação de pessoas ligadas ao setor de energia, principalmente petróleo. Na conferência foram discutidos temas relacionados à demanda mundial futura por álcool, programas de misturas, biodiesel, entre outros. Sr. Dagoberto frisou que pôde observar a posição da União Européia de ter ciência de que sempre serão consumidores importadores, ou seja, não conseguirão produzir em quantidades que atendam sua demanda interna. Sobre o Brasil, enfatizou que para transmitir estabilidade e responsabilidade precisa de players na Europa para a distribuição. Concluindo citou que apesar da necessidade de soluções mundiais para o tema, o mercado ainda vai demorar para se organizar.

  1. Proposta de reajuste

O Sr. Paulo Zambon solicitou ao secretário que procedesse a leitura da correspondência encaminhada pela FAEP à Alcopar sobre proposta de reajuste da cana-de-açúcar. Após a leitura os presentes foram informados de que o tema será discutido na próxima reunião do Conselho da Alcopar e a resposta será apresentada na próxima reunião do Consecana no mês de dezembro. O ofício será anexado a esta ata.

  1. Correspondência ao Poder Judiciário

O secretário deu ciência ao conselho de que respondeu um ofício do Poder Judiciário do Paraná, Comarca de Cambará, expedido pela Juíza de Direito Dra. Trícia Cristina Troian, no qual solicitava o preço da cana campo em novembro de 2002.

  1. Apresentação dos professores da UFPR

Em seguida o presidente convidou o professor da Universidade Federal do Paraná, José Canziani para a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de outubro de 2006, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar. O professor justificou a ausência da professora Vãnia Guimarães, que ainda estava se restabelecendo de uma cirurgia e portanto não pode acompanhá-lo para a reunião, e posteriormente procedeu a apresentação.

Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução n.º 7 da Safra 2006/2007 a vigorar a partir do dia 01 de novembro.

  1. Agendamento da próxima reunião

A próxima reunião será realizada no dia 28 de dezembro às 11:00 horas no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR à rua dos Funcionários, 1540, bairro Juvevê em Curitiba.

  1. Assuntos Gerais e encerramento

Nada mais havendo a ser tratado, Sr. Paulo Zambon encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Paulo Sidney Zambon e Dagoberto Delmar Pinto, presidente e vice-presidente respectivamente do conselho.


RESOLUÇÃO Nº 08 - SAFRA 2006/2007