ATA DA 80ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 26 DE OUTUBRO DE 2006, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 26 dias do mês de outubro de 2006, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo Sr. Paulo Roberto Misquevis, representante do setor industrial em virtude da ausência do Sr. Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente do Conselho e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário do conselho.

  1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião
  2. Iniciando os trabalhos, o presidente agradeceu a presença dos conselheiros e convidados e solicitou ao secretário a leitura da ata da 79ª reunião realizada em 28 de setembro. Após a leitura da ata, seu conteúdo foi colocado em discussão. Não havendo comentários a ata foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade e sem alterações.

  3. Apresentação dos professores da UFPR
  4. Em seguida o presidente convidou os professores da Universidade Federal do Paraná, Vânia Guimarães e José Canziani para a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de outubro de 2006, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar.

    Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução n.º 7 da Safra 2006/2007 a vigorar a partir do dia 01 de novembro.

  5. Situação da Safra
  6. O Sr. Adriano (Alcopar) foi convidado a discorrer sobre a situação da safra, quando expôs os seguintes dados: a situação é muito próxima do que foi citado na reunião anterior, com 27 milhões de toneladas processadas. A safra deve encerrar com 32 milhões de toneladas, apresentando redução de 7 a 8% em função da seca. Já foram produzidas 1,8 milhões de toneladas de açúcar e 1,1 milhão de metros cúbicos de álcool. A tendência de agora em diante é de que aumente a produção de álcool e reduza a produção de açúcar. Na última quinzena foram moídas 1,7 milhões de toneladas de cana e, diferente do que havia sido relatado anteriormente, isto deverá alongar a safra para início de dezembro. Com relação à projeção de consumo de álcool no país, o Sr. Adriano comentou que está sendo quebrado o paradigma de que se o preço do álcool representar mais de 70% do preço da gasolina, a opção do consumidor será pela gasolina. Esta diferença caiu para 53 a 54% indicando possível sobra de álcool no mercado. O setor já apresentou pleito para aumento da quantidade de álcool na mistura da gasolina. A Professora Vânia (UFPR) perguntou ao Sr. Adriano se a Alcopar divulgará alterações na estimativa de produção para adequação dos parâmetros de cálculo do modelo Consecana e foi informada de que não há previsão de que isto ocorra. A professora afirmou de que há necessidade de ajustes principalmente relacionados à comercialização dos produtos finais entre os mercados interno e externo.

  7. Agendamento da próxima reunião

A próxima reunião do Conselho foi confirmada para o dia 30 de novembro, às 14:30 horas. O professor Canziani (UFPR) questionou o Conselho sobre a reunião do mês de dezembro a qual foi confirmada para ser realizada no período entre o natal e o ano novo em data e local a serem agendados na próxima reunião.

  1. Assuntos Gerais e encerramento

Nada mais havendo a ser tratado, Sr. Paulo Zambon encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Paulo Sidney Zambon, presidente do conselho e Paulo Misquevis representante do setor industrial.

RESOLUÇÃO Nº 07 - SAFRA 2006/2007