ATA DA 78ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2006, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 31 dias do mês de agosto de 2006, às 14:00 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário do conselho.

1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião
Abrindo a reunião, o presidente agradeceu a presença dos conselheiros e convidados, em seguida solicitou ao secretário a leitura da ata da reunião anterior, que após lida foi colocada em discussão e votação quando foi aprovada sem alterações.

2. Apresentação dos professores da UFPR
Na seqüência o presidente convidou os professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, para a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de agosto de 2006, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar.
Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para comporem a Resolução nº 5 da Safra 2006/2007 a vigorar a partir do dia 01 de setembro.
O Sr. Paulo Leal solicitou a palavra e a dirigiu aos professores da Universidade para relatar que realizou um comparativo, através de apresentações passadas da UFPR, sobre o comportamento dos preços do açúcar, do álcool e do ATR entre São Paulo e Paraná e isto suscitou uma grande diferença entre os dois modelos Consecana utilizados pelos estados citados. Reiterou ainda comentários realizados em reuniões anteriores de que muitos fornecedores estão deixando de utilizar o modelo Consecana Paraná. Sr. Paulo Misquevis interveio comentando que no Paraná os fornecedores de cana representam 30% do mercado e que ele não verifica este afastamento do modelo. O Sr. Dagoberto, vice-presidente do conselho, argumentou que estes comentários relacionam-se com a proposta de reajuste apresentada pelo setor produtivo e esclareceu que a Alcopar decidiu por adotar uma posição não política para promover os reajustes, mas uma posição técnica. Comentou também que um fator importante e diretamente relacionado com os fornecedores é a entrega de cana linear durante a safra. Sr. Zambon, presidente do conselho, manifestou-se relatando que o setor industrial, em resposta à proposta de reajuste, "disse simplesmente não", encerrando as negociações. Disse ainda que o setor produtivo insistirá na proposta. Sr. Aparecido Cimadon lembrou aos presentes que este é um conselho paritário que objetiva discutir as questões inerentes ao setor com o objetivo de encontrar o consenso. Sr. Eduardo Quintanilha comentou que os setores não são adversários, mas antagônicos de um mesmo problema. Encerrando comentou que o conselho nasceu de um acordo político, com princípios de ser "dinâmico e alterável de acordo com as necessidades".

3. Situação da Safra
O Sr. Paulo Misquevis apresentou os seguintes números da safra 2006/07 de acordo com levantamento da Alcopar divulgado em 16 de agosto: 19,2 milhões de toneladas de cana moída representando aumento de 20% sobre a safra passada das quais foram produzidos 1.285 mil toneladas de açúcar e 776 mil m3 de álcool ( + 16%) sendo 262 mil m3 de álcool anidro e 514 mil m3 de álcool hidratado. A produção total em ATR, apresenta acréscimo de 23,82% quando comparada com a safra anterior.

4. Agendamento da próxima reunião
A próxima reunião do Conselho foi confirmada para o dia 28 de setembro, sendo antecipado seu início para as 14:30 horas.

5. Assuntos Gerais e encerramento
Sr. Paulo Zambon questionou os presentes sobre a existência de mais algum assunto de interesse dos setores, não havendo nenhuma manifestação, então o presidente do Conselho, reiterou agradecimentos pela presença de todos e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Paulo Sidney Zambon e Dagoberto Delmar Pinto presidente e vice presidente respectivamente.

RESOLUÇÃO Nº 05 - SAFRA 2006/2007