ATA DA 76ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 29 DE JUNHO DE 2006, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 29 dias do mês de junho de 2006, às 14:00 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Roberto Misquevis, representante do setor industrial e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário do conselho.


1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

Abrindo a reunião, o presidente agradeceu a presença dos conselheiros e registrou a ausência do Sr. Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente do Conselho, por motivo de viagem. Em seguida solicitou ao secretário a leitura da ata da reunião anterior, que após lida foi colocada em discussão e votação quando foi aprovada sem alterações.

2. Apresentação dos professores da UFPR

Na seqüência o presidente convidou os professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, a apresentação os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de junho de 2006, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar.
Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução nº 3 que conterá os preços da cana-de-açúcar da Safra 2006/2007 a vigorarem a partir do dia 01 de julho.

3. Reajuste do preço do ATR

Sr. Paulo Zambon, presidente do Conselho e representante do setor rural questionou o setor industrial se já havia um posicionamento sobre o reajuste do preço do ATR, proposto na reunião do mês de abril. Sr. Paulo Misquevis respondeu que na última reunião do Conselho da Alcopar decidiu-se por não aceitar a proposta de reajuste apresentada pelo setor rural visto que os parâmetros comparativos entre os estados do Paraná e São Paulo não podem ser referência para que no Paraná adotem-se as mesmas medidas adotadas naquele estado. Foram citados, a) o porte das indústrias, com capacidade de moagem média de 2 milhões de toneladas em São Paulo contra 1 milhão no Paraná; b) diferenças de aproveitamento da matéria-prima entre as usinas; c) superioridade das médias salariais verificada em São Paulo e d) rendimento agrícola maior no Paraná. Sr. Paulo Zambon solicitou que o setor formalize, por escrito, sua resposta, o que foi confirmado pelo Sr. Misquevis.

4. Situação da Safra

O Sr. Adriano, representante da Alcopar e conselheiro do Consecana relatou que a safra está acontecendo em maior velocidade do que no ano passado e começa-se a falar em quebras entre 2 e 6%. Sr. Misquevis complementou citando que em Ribeirão Preto - SP fala-se em 5%. Continuando sua explanação, Sr. Adriano indicou a industrialização de quase 30% da safra, o que representa 17,07% a mais do que na safra passada. A tendência continua sendo de uma safra mais alcooleira e menos açucareira e que esta tendência não é somente no estado do Paraná, mas em todo o país. Começa a haver uma preocupação com relação ao abastecimento, considerando que o consumo nacional beira 1 bilhão de litros mês. Sr. Mário Gondo complementou citando que neste mês foram exportados 500 milhões de litros de álcool. Os números apresentados pela Alcopar são: cana de açúcar: 9.446.359 toneladas contra 8.069.235 toneladas, superior em 17,07%, 563.787 toneladas de açúcar contra 472.534 toneladas na safra 2005/06, ou 19,31% a mais e 383.575 metros cúbicos de álcool, representando aumento de 12,15% quando comparados com os 342.021 m3 produzidos no mesmo período da safra passada.

5. Assuntos Gerais e encerramento

Foi aberta a palavra aos presentes e o Sr. Adriano noticiou o falecimento do Sr. Silvino Fernandes Dias, pai dos senadores Osmar e Álvaro Dias. Também ofereceu ao conselho a possibilidade de ser realizada, na próxima reunião, uma apresentação sobre ferramentas de previsões climatológicas. O Conselho aprovou a proposta. A próxima reunião mensal do conselho será realizada no dia 28/07 – sexta-feira, às 14:00h, inicialmente na sede da Alcopar em Maringá/PR. O Sr. Paulo Zambon, presidente do Conselho, encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Paulo Sidney Zambon, Presidente e Paulo Roberto Misquevis representante do setor industrial.

RESOLUÇÃO Nº 03 - SAFRA 2006/2007