ATA DA 75ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 31 DE MAIO DE 2006, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ-PR.

Aos 31 dias do mês de Maio de 2006, às 14:00 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Dagoberto Delmar Pinto, vice-presidente do Conselho e secretariada por Maria Silvia Digiovani, assessora técnica da FAEP.

1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

Abrindo a reunião, o presidente agradeceu a presença dos conselheiros registrou a alteração da data de realização da reunião, inicialmente marcada para o dia 26 de maio, justificada para realização da posse da diretoria da Alcopar naquele mesmo dia e solicitou a leitura da ata da 74ª reunião, realizada em 28/04/2006. Procedeu-se a leitura e após ser colocada em discussão e votação foi aprovada sem alterações.

2. Apresentação dos professores da UFPR

Na seqüência o presidente solicitou aos professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, que procedessem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar (álcool e açúcar nos mercados interno e externo), referentes ao mês de maio de 2006, bem como as cotações na BM&F, CSCE e do dólar.

Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados por unanimidade para compor a Resolução nº 2 que conterá os valores de fechamento dos preços da cana-de-açúcar da Safra 2006/2007.

3. Reajuste do preço do ATR

Indagado sobre um posicionamento, o setor industrial informou que a solicitação de reajuste do preço do ATR foi encaminhada ao Conselho da Alcopar para análise mas o mesmo não se reuniu neste mês em virtude da posse do Sr. Anísio Tormena.

4. Situação da Safra

Foi apresentado um panorama da situação da safra que indica a industrialização superior a 20% comparada que o mesmo período do ano passado. Fatores climáticos contribuíram para que a safra começasse mais cedo. A safra está mais alcooleira neste ano. O rendimento industrial e agrícola estão melhores do que no ano passado. A projeção de 32,5 milhões de toneladas deverá ser atingida, indicando crescimento de 12% em relação às médias. De acordo com levantamento da Alcopar o Paraná apresentou, em 16/05/06, 4.875.043 toneladas de cana moída contra 4.061.504 no mesmo dia do ano passado. A produção de álcool indica 198.526 m3 em 2006 contra 170.622 m3 no mesmo período de 2005 (aumento de 16,35%) e de açúcar 267.137 toneladas enquanto que em 16/05/05 haviam sido produzidas 237.279 toneladas (+ 12,58). O ATR médio de 130 kg é considerado bom nesse início de safra. A produtividade média no Paraná no ano passado foi de 72 toneladas por hectare e para esta safra espera-se um aumento para 82 toneladas por hectare, em média. Porém se houver continuação da seca em algumas regiões a produtividade deverá cair.

5. Assuntos Gerais e encerramento

Foi aberta a palavra aos presentes e o Sr. Dagoberto comentou que há perspectivas de um bom mercado para cana. Verifica-se a implantação de canaviais para substituir grãos, porém a industria não está incentivando esta prática porque no curto prazo deverá haver uma oferta maior que o consumo. Há produtores plantando sem contrato de fornecimento e há quem aceite remuneração Consecana com deságio e isto não deve ser aceito. O Prof. Canziani informou que nos dias 26 e 27 de junho próximo acontecerá o Congresso Brasileiro de Administração Rural em Curitiba. A próxima reunião mensal do conselho teve sua data confirmada para o dia 29/06 – quinta-feira, às 14:00h na sede da Alcopar em Maringá/PR. O Sr. Paulo Zambon, presidente do Conselho, encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos senhores Paulo Sidney Zambon, Presidente e Dagoberto Delmar Pinto, Vice-Presidente do Conselho.

RESOLUÇÃO Nº 02 - SAFRA 2006/2007