ATA DA 67ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2005, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ, PR.

Aos 30 dias do mês de setembro de 2005, às 10:00 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá, Paraná, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Dagoberto Delmar Pinto, presidente do Conselho, assistida pelo Sr. Paulo Sidney Zambon vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário executivo do Conselho.
O coordenador dos trabalhos agradeceu a presença de todos e deu início à reunião atendendo a ordem da pauta.

1) Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

Foi solicitada ao secretário a leitura da ata da 66ª reunião, realizada em 31/08/2005 e posteriormente a mesma foi colocada em apreciação. Não havendo manifestação pelos presentes, a ata foi colocada em votação e aprovada sem alterações.

2) Apresentação dos professores da UFPR

Em seqüência foi solicitado aos professores da Universidade Federal do Paraná, José Canziani e Vânia Guimarães, que realizassem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar (álcool e açúcar para os mercados interno e externo) referente ao mês de setembro/2005, bem como suas cotações nos mercados futuros da BM&F e CSCE, que são utilizadas para o cálculo dos preços médios projetados para o ano safra conforme metodologia adotada pelo Consecana-Paraná.
Na ocasião a UFPR informou, conforme já é de praxe ao longo do ano safra, que procedeu junto às empresas participantes do Consecana-Paraná uma atualização sobre a posição atual dos contratos de exportação de açúcar e álcool do ano safra 2005-2006, a fim de considerar os novos contratos fechados pelas empresas que ainda não constavam do levantamento anterior.

Colocados em votação, os levantamentos apresentados pela UFPR foram aprovados por unanimidade.

3) Revisão da produção da safra 2005/06

Na seqüência passou-se a discussão sobre a necessidade de revisão dos volumes de estoques de derivados em poder das empresas participantes do Consecana-Paraná, tendo em vista a redução esperada na produção paranaense da safra 2005/06, que constam em levantamento oficial realizado pela ALCOPAR. Após discussão foi aprovado por unanimidade que o Conselho deveria rever imediatamente os dados de produção utilizados pelo Consecana-Paraná no cálculo dos preços médios projetados da matéria-prima (cana-de-açúcar) para o ano safra, tendo em vista a aproximação do final da colheita e a alta probabilidade de que a safra 2005/06 seja realmente menor do que a esperada inicialmente. Como este procedimento causou no momento uma redução no preço médio esperado para a matéria-prima ao final do ano safra 2005/2006, o Conselho também aprovou que futuras revisões de safra sejam feitas sempre com a menor periodicidade possível, com base nos levantamentos de safra realizados pela ALCOPAR. Também foi aprovado que sempre que houver alguma atualização de posição de contratos de exportação e/ou de revisão de safra, que esses procedimentos fiquem explícitos nas resoluções em forma de nota explicativa para que os setores rural e industrial possam monitorar e entender melhor as projeções realizadas pelo Conselho, mantendo com isso sua postura de transparência e coerência técnica de suas decisões.

Por unanimidade foi definida a revisão citada já para esta resolução, sendo seus valores regulamentados pela Resolução n.º 06 Safra 2005/2006.

4) Assuntos gerais

O Sr. Adriano, da Alcopar, apresentou que aproximadamente 75% da safra já foi colhida e que a estimativa inicial era de finalização da safra no final outubro.

5) Encerramento

Nada mais havendo a ser tratado, o Sr. Dagoberto consultou os presentes quanto a data para realização da próxima reunião e a mesma foi confirmada para o dia 28 de outubro, sexta-feira, às 14:00 horas, no Auditório da Alcopar em Maringá-PR. Agradeceu a presença dos membros e encerrou a reunião da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo senhores Dagoberto Delmar Pinto e Paulo Sidney Zambon, presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente.