ATA DA 60ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2005, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ.

Aos 24 dias do mês de fevereiro de 2005, às 15:00 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da ALCOPAR em Maringá - PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho e secretariada por Jefrey Kleine Albers, secretário executivo do Conselho.

O presidente agradeceu a presença de todos e convidou a Sra. Lilian Ticianel representante da Usina Bandeirantes a participar da composição da mesa diretiva em substituição ao Sr. Dagoberto Pinto, vice-presidente do conselho.

1. Leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião

Abrindo a reunião, o presidente solicitou que fosse lida a ata da reunião anterior, realizada em 26/01/2005. Procedeu-se a leitura e após ser colocada em discussão e votação foi aprovada sem alterações.

2. Apresentação dos professores da UFPR

Na seqüência o Presidente convidou os professores da UFPR para apresentarem os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar (açúcar no mercado interno e no mercado externo, álcool anidro e hidratado), referentes ao mês de fevereiro de 2005. Foram citadas também as cotações do dólar e as cotações na BM&F e na CSCE.

A palavra foi aberta para discussão e, após alguns comentários, foram aprovados os valores apresentados e determinada a nova projeção de preços da cana-de-açúcar da safra 2004/2005, sendo regulamentada pela Resolução n.º 11 Safra 2004/2005.

O Sr. Amilton Cimadon solicitou a palavra e, relembrando aos participantes o tema que trata da separação do álcool hidratado mercado interno e exportação, solicitou aos professores da UFPR que o valor da média ponderada do álcool hidratado total permaneça figurando nas resoluções. Após considerações o grupo concluiu que não há inconveniente em se preservar tais dados, desde que a título informativo e não para base de cálculo, já que o cálculo privilegiará as informações separadamente. O Sr. Mário Gondo prontificou-se a analisar se não há, matematicamente, algum fator que impeça tal divulgação, em caso negativo, a mesma ocorrerá a partir do início da próxima safra.

3) Assuntos Gerais

O Sr. Zambon colocou em apreciação pelos membros presentes a renovação do convênio de cooperação técnica firmado com a FUNPAR/UFPR. Por unanimidade foi aprovada a renovação do convênio e, portanto, a secretaria executiva do conselho deverá manifestar esta recomendação às suas mantenedoras setoriais: FAEP e SIALPAR / SIAPAR para que se tomem as providências cabíveis.

O secretário do conselho, Sr. Jefrey Kleine Albers, solicitou o agendamento de todas as reuniões para o ano de 2005, afim de atender uma solicitação da FAEP.

Foram, então, definidas as seguintes datas:

Data

Dia da semana

Local

29/03

terça-feira

Alcopar – Maringá

29/04

sexta-feira

FAEP – Curitiba

31/05

terça-feira

Alcopar - Maringá

28/06

terça-feira

FAEP - Curitiba

29/07

sexta-feira

Alcopar – Maringá

30/08

terça-feira

Alcopar – Maringá

30/09

sexta-feira

Alcopar – Maringá

28/10

sexta-feira

Alcopar – Maringá

29/11

terça-feira

Alcopar – Maringá

16/12

sexta-feira

Alcopar – Maringá

Obs.: todas as reuniões terão início às 14:00 horas.

Na seqüência, o Sr. Zambon, que é representante do setor rural, apresentou uma proposta ao conselho, em nome do setor, para a atualização dos percentuais de participação da matéria-prima (cana-de-açúcar) nos produtos finais da indústria. Como valores referenciais foram citados os percentuais aplicados pelo Consecana - São Paulo. Após algumas considerações o Sr. Adriano da Alcopar propôs que o conselho aguarde a realização de uma reunião do setor industrial, motivada pela proposta, para que o tema volte a ser discutido na próxima reunião deste conselho.

O Sr. Jefrey cientificou o conselho de que foi respondida, em 04 de fevereiro, uma correspondência encaminhada pelo Poder Judiciário de Cambará que solicitava a confirmação dos valores do Consecana-Paraná de novembro de 2002 salientando que foi, inclusive, anexada uma cópia da respectiva resolução na carta-resposta.

4) Encerramento

Nada mais havendo para ser tratado, o presidente agradeceu pela participação de todos e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata, que vai assinada pelo Sr. Paulo Sidney Zambon – Presidente e pela Sra. Lilian Ticianel – Representante do setor Industrial.