ATA DA 56ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 29 DE OUTUBRO DE 2004, NA SEDE DA PASA EM PARANAGUÁ- PR.

Aos 29 dias do mês de outubro de 2004, às 10:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, na sede da PASA – Paraná Operações Portuárias S/A, em Paranaguá -PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de Presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi aberta pelo senhor Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho e secretariada por Maria Silvia C. Digiovani, Secretária Interina do Conselho.

O presidente agradeceu a presença de todos, especialmente aos senhores Pérsio Souza de Assis e Marcos Messias Nascimento, da PASA, pela oportunidade oferecida aos membros do Consecana conhecer as instalações da empresa.

Inicialmente houve uma projeção de vídeo sobre a PASA.

O terminal de exportação de açúcar a granel, construído pela Pasa, empresa formada pela união de 9 usinas de açúcar do Paraná: Cooperval, Copagra, Corol, Goioerê, Perobálcool, Sabarálcool, Santa Terezinha, Usaciga, e Vale do Ivaí, tem capacidade para armazenar 54 mil toneladas de açúcar a granel.

Começando a operar em abril de 2002 e gerando 85 empregos diretos, o terminal está equipado para receber 10 mil toneladas de açúcar a granel por dia. Cerca de 80% da produção chega ao terminal por ferrovia e 20% por rodovia.

A capacidade de embarque é de 1.500 toneladas/hora , com possibilidade de operar com navios de até 60.000 toneladas.

Após a apresentação do vídeo, o presidente deu andamento à pauta da reunião.

1) Leitura, discussão e aprovação da Ata da 55a Reunião

O Sr. Zambon solicitou que fosse lida a ata da 55ª Reunião, realizada no dia 28/09/2004, em Maringá - PR. A Secretário Executiva em exercício procedeu a leitura e após ser colocada em votação a ata foi aprovada por todos os membros presentes.

2) Em seguida o Sr. Zambon solicitou que os professores da UFPR iniciassem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana de açúcar, referente ao mês de outubro de 2004. Os professores Vania Guimarães e José Roberto Canziani apresentaram as planilhas nas quais se observaram os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar no decorrer do mês de outubro de 2004 e as médias das cotações do açúcar, álcool anidro, dólar na BM&F e do açúcar na CSCE.

3) Revisão da estimativa de produção

Após a apresentação dos dados pelos professores, foi apresentado pela Alcopar o resultado de uma revisão efetuada pelas indústrias participantes do Consecana Paraná referente à estimativa de produção de açúcar e álcool neste ano safra.

Os dados mostraram que não será possível atingir a expectativa inicial, então adequando esta expectativa à realidade , haverá impacto no preço da cana a vigorar a partir de 1º de novembro conforme a metodologia Consecana: mantendo a antiga expectativa o preço da tonelada seria R$ 27,76 , considerando a revisão o preço seria R$ 27,17/t.

Foi informado ainda que em recente reunião em realizada em Brasília abordando assuntos de interesse do setor sucroalcooleiro, os membros do governo presentes demonstraram preocupação quanto ao abastecimento e aumento de preços do álcool anidro, acenando com a possibilidade de sobretaxar o álcool exportado caso não se ajustem os preços.

O representante da Alcopar relatou que, conforme discutido naquela reunião, a tendência atual indica que haverá sobra de açúcar e falta de álcool anidro, sugerindo que o mix deveria ser alterado em favor de maior produção de álcool anidro e menos de açúcar.

Ao final deste relato o Sr. Zambon colocou em votação a decisão de acatar ou não o resultado da revisão, ponderando que essa ação já deveria ter sido realizada e indagando se esse é o momento correto

Por unanimidade os membros aprovaram a adoção da revisão.

4) Discussão e aprovação dos valores apresentados

O Presidente do Conselho abriu as discussões sobre o trabalho elaborado pelos professores da UFPR. Após as discussões, os membros do Consecana-Paraná aprovaram os valores apresentados e determinaram a nova projeção de preços da cana-de-açúcar da safra 2004/2005, sendo regulamentados pela Resolução nº 6 Safra 2004/2005.

5) Encerramento e agendamento da próxima reunião

A próxima reunião ficou agendada para o dia 30 de novembro, às 14:00 horas na sede a Alcopar em Maringá.

Nada mais havendo para ser tratado, o Presidente do Consecana-Paraná, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual se lavrou a presente Ata, que vai assinada por Paulo Sidney Zambon – Presidente e Dagoberto Delmar Pinto - Vice-presidente.

Paranaguá, 29 de Outubro de 2.004

PAULO SIDNEY ZAMBON
Presidente

DAGOBERTO DELMAR PINTO
Vice-Presidente