ATA DA 53ª REUNIÃO DO CONSECANA-PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 29 DE JULHO DE 2004, NO AUDITÓRIO DA SEDE ADMINISTRATIVA DA USINA SANTA TEREZINHA, EM MARINGÁ - PR.

Aos 29 dias do mês de julho de 2004, às 14:30horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Sede Administrativa da Usina Santa Terezinha, sito a Rua Marcelo Messias Busíquia, 847, em Maringá – PR, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de Presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi aberta pelo senhor Dagoberto Delmar Pinto, vice presidente do Conselho, uma vez que o presidente, senhor Paulo Sidney Zambon informou que não seria possível chegar a tempo para iniciar a reunião.

1-)Após saudar os presentes o Sr. Dagoberto solicitou que fosse lida a ata da 52ª Reunião, realizada no dia 29/06/2004, em Maringá - PR. A Secretária Executiva em exercício procedeu a leitura e após ser colocada em votação a ata foi aprovada por todos os membros presentes.

2-) Em seguida o senhor Dagoberto solicitou que os professores da UFPR iniciassem a apresentação dos preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana de açúcar, referente ao mês de julho de 2004. Os professores José Roberto Canziani e Vania Guimarães apresentaram as planilhas nas quais se observaram os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar no decorrer do mês de Julho de 2004 e as médias das cotações do açúcar, álcool anidro, dólar na BM&F e do açúcar na CSCE.

No decorrer da apresentação o senhor Paulo Zambon chegou à reunião.

Os professores destacaram o desempenho do álcool que registrou alta tanto no mercado futuro quanto no físico.

Os preços registrados para o álcool anidro ficaram acima da projeção e o mercado futuro registrou os maiores valores para essa época do ano em relação às 3 safras anteriores.

O álcool hidratado também registrou alta, sendo que os mercados de S.Paulo e Paraná caminharam na mesma direção.

Já os preços do açúcar, mesmo tendo registrado alta, fecharam abaixo da projeção.

No mercado interno, em função da escassez os preços se comportam como na época de entressafra.

No mercado externo o cenário é de alta, Rússia e Índia estão comprando e puxando os preços para cima.

No mercado futuro de açúcar as cotações de julho mostraram-se superiores aos meses anteriores

3-)Discussão e aprovação dos valores apresentados:

O Presidente do Conselho abriu as discussões sobre o trabalho elaborado pelos professores da UFPR. Após as discussões, os membros do Consecana-Paraná aprovaram os valores apresentados e determinaram a nova projeção de preços da cana-de-açúcar da safra 2004/2005, sendo regulamentados pela Resolução nº 4 Safra 2004/2005.

4-) Encerramento e agendamento da próxima reunião

A próxima reunião ficou agendada para o dia 31 de agosto, às 14:00 horas na sede da ALCOPAR em Maringá.

Nada mais havendo para ser tratado, o Presidente do Consecana-Paraná, senhor Paulo Zambom convidou os presentes a conhecerem as instalações da sede da Usina Santa Terezinha, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual se lavrou a presente Ata, que vai assinada por Maria Sílvia C.Digiovani– Secretária Executiva em exercício, Paulo Sidney Zambom– Presidente e Dagoberto Delmar Pinto - Vice-presidente.