ATA DA 104ª REUNIÃO DO CONSECANA - PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 30 DE OUTUBRO DE 2008, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ, PARANÁ.

Aos 30 dias do mês de outubro de 2008, às 11 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná e produtores de cana-de-açúcar do município de Rondon e região, na Câmara de Vereadores de Rondon, Paraná, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

Iniciando a reunião foi composta a mesa de condução dos trabalhos sendo chamados: Sr. Paulo Zambon, presidente do Consecana, o Sr. José Luiz Bernardes, representante do setor industrial, Sr. Jefrey Kleine Albers, secretário executivo do Conselho, Sr. Francisco Meneghette representante da Usina São Tomé, Unidade Rondon, Sr. Benedito Duarte presidente do Sindicato Rural Patronal de Rondon e o Prefeito do Município de Rondon Sr. Ailton Alfredo Valoto. A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Sidney Zambon.

Abrindo a reunião, o presidente saudou e agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância da realização da reunião na região. Em seguida solicitou aos professores da UFPR que iniciassem sua apresentação.

APRESENTAÇÃO DA UFPR
Os professores José Canziani e Vânia Guimarães iniciaram fazendo uma apresentação do modelo Consecana, objetivos, metodologia, utilidade e formas de aplicação. Na seqüência apresentaram os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (açúcar e álcool os mercados interno e externo), referentes ao mês de outubro de 2008, as cotações na BM&FBovespa, Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros e na Bolsa de Nova Iorque - CSCE, as cotações do dólar e os valores da cana básica projetados para a safra. Colocados em discussão e votação, os conselheiros aprovaram os valores para compor a Resolução n.º 08 da Safra 2008/2009 a vigorar a partir do dia 01 de novembro de 2008.

Foi aberta a palavra aos presentes para questionamentos sobre as explanações, não havendo manifestação.

SITUAÇÃO DA SAFRA
O Sr. Mário Gondo em nome da Alcopar apresentou os números do levantamento de safra realizado até 16 de outubro que registra queda na moagem de cana em 1,04% com 31,6 milhões de toneladas, redução na produção de açúcar em 14,70% e aumento na produção de álcool total em 1,08%. O volume de ATR total apresenta queda de 6,35% e registra 138,27 kg/ton de cana. O mix de produção apresenta 42,62% de produção de açúcar e 57,38% de álcool.

ASSUNTOS GERAIS
Foi solicitada a realização de uma reunião do setor agrícola para a segunda quinzena de novembro.

A próxima reunião do Conselho foi agendada para o dia 27/11 às 14:30 horas, no auditório da Alcopar em Maringá.

Nada mais havendo a tratar o senhor presidente encerrou a reunião agradecendo a acolhida ao Prefeito Municipal, e sobre a qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo Sr. Paulo Sidney Zambon e pelo Sr. José Luis Bernardes.

Resolução 08 safra 2008/09.