ATA DA 103ª REUNIÃO DO CONSECANA - PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2008, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ, PARANÁ.


Aos 25 dias do mês de setembro de 2008, às 14:30 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá, Paraná, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Roberto Misquevis, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers.

Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e solicitou à UFPR que iniciasse sua apresentação.

APRESENTAÇÃO DA UFPR
Os professores José Canziani e Vânia Guimarães iniciaram sua apresentação explanando sobre a revisão da produção da safra 08/09. Para o açúcar total apresenta-se redução de 12,8% na estimativa de produção e para os álcoois redução de 5,7%. A revisão destas estimativas, no mix de produção, indica redução da participação dos açúcares e aumento da participação dos álcoois totais, neutralizando seus efeitos e resultando em uma pequena alteração efetiva nas projeções do Consecana. Na seqüência apresentaram os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (açúcar e álcool os mercados interno e externo), referentes ao mês de setembro de 2008, as cotações na BM&F e CSCE, as cotações do dólar e os valores da cana básica projetados para a safra. Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados para compor a Resolução n.º 07 da Safra 2008/2009 a vigorar a partir do dia 01 de outubro de 2008.

SITUAÇÃO DA SAFRA
O Sr. Pedro da Alcopar apresentou os números do levantamento de safra realizada até 16 de setembro que registra pequena redução na moagem de cana em 0,36%, redução na produção de açúcar em 14,7% e aumento na produção de álcool total em 4%. O ATR registrado é de 136,75 kg/ton de cana. Comparando a última quinzena com sua equivalente da safra passada houve queda de 4,02% na moagem de cana. O mix de produção atual indica 41,87% de açúcar e 58,13% de álcool. Com relação à revisão da previsão de produção, a nova estimativa é de moagem de 46.362.148 mil toneladas representando queda de 8% sobre a previsão do início da safra.

ASSUNTOS GERAIS
O Sr. Paulo Misquevis comentou sobre o impacto das taxas de câmbio no setor e as incertezas sobre o futuro do câmbio. Sobre as novas tributações de PIS e Cofins sobre o álcool, foi informado que as novas sistemáticas de cálculo passam a vigorar a partir do próximo dia 01 de outubro e que sobre a cana-de-açúcar não haverá incidência dos citados tributos, devendo ser alterada a resolução do Consecana deste mês para publicação. Foi agendada a próxima reunião para o dia 30 de outubro às 10:30 horas em Rondon – Paraná. Nada mais havendo a tratar o senhor presidente encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo Sr. Paulo Sidney Zambon e pelo Sr. Paulo Roberto Misquevis, presidente e vice-presidente respectivamente.

Resolução 07 safra 2008/09.