ATA DA 100ª REUNIÃO DO CONSECANA - PARANÁ - CONSELHO DOS PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DO PARANÁ, REALIZADA NO DIA 24 DE ABRIL DE 2008, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR EM MARINGÁ, PARANÁ.

Aos 27 dias do mês de junho de 2008, às 16:00 horas, reuniram-se os Conselheiros do Consecana-Paraná, no auditório da Alcopar em Maringá, Paraná, cujas presenças foram devidamente registradas no Livro de presenças de reuniões do Conselho.

A reunião foi presidida pelo senhor Paulo Sidney Zambon, presidente do Conselho, acompanhada pelo senhor Paulo Roberto Misquevis, vice-presidente e secretariada por Jefrey Kleine Albers.

Abrindo a reunião, o presidente saudou a todos e deu início aos trabalhos.

APRESENTAÇÃO DA UFPR

Os professores da UFPR, Vânia Guimarães e José Canziani procederam uma apresentação comparativa entre as safras anteriores (2006/07, 2007/08) e a atual, em volumes de ATR, com estimativas de uma safra atual quantitativamente maior que as anteriores, porém monetariamente menor, com preços projetados para a safra 08/09 a R$ 0,2270 reais por quilo de ATR. Foram apresentados também os preços de comercialização dos produtos resultantes da industrialização de cana-de-açúcar (açúcar e álcool os mercados interno e externo), referentes ao mês de junho de 2008, as cotações na BM&F e CSCE, as cotações do dólar e os valores da cana básica projetados para a safra. Colocados em discussão e votação, os valores foram aprovados para compor a Resolução n.º 04 da Safra 2008/2009 a vigorar a partir do dia 01 de julho de 2008.

SITUAÇÃO DA SAFRA

O Sr. Adriano da Alcopar relatou que o levantamento encerrado em 16 de junho registrou aumento de 3,64% na moagem em relação à safra passada. Aumento na produção de álcool em 10,73% e redução na produção de açúcar em 14,55%, todos em relação ao mesmo período da safra 2007/08. Apesar do aumento na moagem o ATR total apresenta redução de 0,33%. Com relação à distribuição da matéria-prima por produto, a atual safra está destinando 38,91% para açúcar e 61,09% para álcool enquanto na safra passada a relação era 45% e 55%.

Assuntos gerais

A próxima reunião foi agendada para o dia 31 de julho (quinta-feira) às 14:30 horas na sede da Alcopar em Maringá. Sr. Adriano comentou que tem recebido questionamentos de produtores sobre o funcionamento do Consecana e que tem convidado estas pessoas para participar de reuniões do conselho e que as reuniões podem ocorrer em outras regiões do estado para facilitar o acesso destes convidados. Sr. Dagoberto pediu a palavra para expressar sua intenção de voltar a participar mais ativamente do conselho dada a importância das informações e discussões que ocorrem mensalmente nas reuniões e convidou o conselho para futuramente realizar uma visita às instalações da CPA no município de Sarandi. Nada mais havendo a tratar o senhor presidente encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente ata que vai assinada pelo Sr. Paulo Sidney Zambon e pelo Sr. Paulo Roberto Misquevis, presidente e vice-presidente respectivamente.

Resolução 04 safra 2008/09.