RELATÓRIO DA 3ª REUNIÃO DA DIRETORIA PROVISÓRIA DO CONSECANA-PARANÁ, REALIZADA NO DIA 31/03/2000, NO AUDITÓRIO DA ALCOPAR, EM MARINGÁ –PR:

1 – PRESENÇAS:

a) Pelo Setor Rural:

Silvio Munhoz Lembi, Sebastião O. Santarosa, Sidney Meneguetti, Élio Ramos, Jefferson José Muracami, Irimal Aparecido Basso, João Batista Meneguetti, José Alvares, Pedro Panhan Silva, Antonio Flávio De Nadai, Mario T. Gondo e Adilson Ricardo.

b)- Pelo Setor Industrial:

Dagoberto Delmar Pinto, Paulo Misquevis; Lilian F.M. Ticianel, Fred M. Polizelo, Marco Rogério Vindoca e Giovani Grispin.

c)- Pela Universidade Federal do Paraná:

José Roberto Canziani e Vania Di Addario Guimarães.

2)- RELATÓRIO DAS DISCUSSÕES:

O Presidente da Comissão Provisória sr. Silvio Munhoz Lembi, agradeceu a presença de todos e fez uma rápida explanação de como estão os trabalhos para a instituição do CONSECANA-PARANÁ. Após apresentou a pauta de trabalho que seria: a)- análise, discussão e ajustes do Estatuto, do Regulamento e seus Anexos; e b)- Apresentação do primeiro trabalho a ser desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná.

O sr .Paulo Misquevis propôs que o Conselho deveria, primeiramente, discutir e aprovar os assuntos que ficaram pendentes na última reunião realizada no dia 20/03/00, em Curitiba, o que foi aprovado pelos presente.

Na sequência do sr. Paulo apresentou os assuntos e ficou aprovado pelos presente que:

1)- Aproveitando o trabalho apresentado pelos técnicos da SACCHARUM PLANEJAMENTO E CONSULTORIA S/C LTDA na última reunião, fica definido que a participação da cana-de-açúcar nos produtos finais serão:

a)- açúcar ................. 52,7%;

b)- álcool residual ..... 52,7%;

c)- álcool anidro ........ 56,9%;

d)- álcool hidratado. . 57,9%.

2)- Que a CANA-BÁSICA, em todo o Estado do Paraná, será aquela com 121,96 kg de ATR por tonelada.

3)- Deverá ser fixado um "mix" .. a nível de Estado e nada impedirá que cada unidade faça os seus cálculos;

4)- Por sugestão do sr. Sidney, não será criada a Câmara Técnica do CONSECANA-PARANÁ.

Os problemas surgidos para definição e o acompanhamento dos trabalhos a ser elaborados pela Universidade Federal do Paraná serão desenvolvidos pelos Membros do Conselho e, em caso de necessidade, se promoverá a contratação de empresa ou técnico para assessorar as definições do Conselho.

Após, passou-se a analisar o Estatuto, o Regulamento e seus Anexos, tomando-se como base aqueles documentos já analisados pelo sr. Sidney Meneguetti. Foi lido artigo por artigo e as sugestões para as correções e aperfeiçoamento foram anotadas pelo Assessor Adilson, assim como alguns artigos do Regulamento e de seus anexos, ficaram para a responsabilidade do sr. Paulo de proceder as sugestões de alterações. Vencido essa etapa o presidente informou que assim que a Secretaria Geral receber as alterações, após as correções, a documentação será encaminhada a cada membro do Conselho, via e-mail, para uma análise mais detalhada e após ser discutido em Assembléia a ser marcada para o mês de abril, na qual deverá ser constituído oficialmente o CONSECANA-PARANÁ, ser aprovado o Estatuto e o Regulamento, com seus anexos e, eleição da Diretoria do Conselho.

Na sequência os professores Canziani e Vania, da Universidade Federal do Paraná, apresentaram, para discussão e sugestão, a proposta de questionário que será enviado às unidades industriais, para consulta das informações necessárias ao desenvolvimento do trabalho. Após a apresentação, o sr. Sidney sugeriu que nesta primeira fase, fosse coletado apenas as informações necessárias para os levantamentos da produção e dos preços de comercialização, pois caso fosse solicitado todo o conjunto de informações, como inicialmente proposto, poderia atrasar todo o trabalho. A proposta foi aceita e os professores adequaram o questionário, cópia anexa, para agilizar os trabalhos e, quanto aos itens que ficaram de fora, serão colocados em dois novos questionários para facilitar o trabalho.

Antes de finalizar a apresentação, os professores da UFPR solicitaram o apoio do Conselho e dos Sindicatos do Açúcar e do Álcool em contatar as unidades industriais para acolher e repassar as informações aos técnicos da Universidade que procederão os levantamentos.

Finalizando a reunião o sr. Dagoberto convidou todos os presentes para participarem do jantar de congraçamento entre o setor, patrocinado pela Cocamar, na sua Associação, no qual será também assinado o protocolo das entidades – FAEP, SIALPAR e SIAPAR com a Universidade Federal do Paraná. Em função do adiantado da hora e de que no local seriam realizadas as Assembléias da Alcopar e dos Sindicatos do Açúcar e do Álcool, o Presidente da Diretoria Provisória do CONSECANA-PARANÁ, sr. Silvio, agradeceu a presença e a colaboração de todos e encerrou a presente reunião.

Adilson Ricardo

Economista – Assessor do Grupo - Em 03/04/00.