RELATÓRIO DA 2Ş REUNIÃO DO GRUPO INSTITUCIONAL PARA ESTUDAR E PROPOR A CRIAÇÃO DO CONSECANA-PARANÁ, O QUAL DEVERÁ PROPOR OS LEVANTAMENTOS DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR, DO ÁLCOOL E DO AÇÚCAR NO ESTADO DO PARANÁ, PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PREÇO DE REFERÊNCIA PARA MATÉRIA PRIMA, EM FUNÇÃO DO LIVRE MERCADO.


1)- DATA DA REALIZAÇÃO: 20/03/2000, NA SALA DE REUNIÕES DA FAEP/SENAR, EM CURITIBA.

2 – PRESENÇAS: Cópia da relação de presença em anexo.

3)- RELATÓRIO DAS DISCUSSÕES:

O Dr. Silvio Munhoz Lembi, Presidente da Comissão Provisória para a criação do CONSECANA-PARANÁ, agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao Presidente da FAEP, Dr. Ágide Meneguette que saudou os presentes e disse da importância da constituição do Conselho, do qual participa representantes dos setores industrial e da produção rural. Falou que a nova ordem econômica mundial leva ao caminho da integração entre os setores e aqueles que não se integrarem, terão sérias dificuldades para continuar no mercado. Desejou uma boa reunião e em função de viagem marcada, não poderia participar do evento.

Na sequência o Assessor da Comissão informou que a FAEP recebera a resposta do CONSECANA-SP e esta autoriza a utilização do nome CONSECANA-PARANÁ. O Presidente da Comissão propôs a oficialização do nome CONSECANA-PARANÁ e foi aprovado por todos os presentes.

Os Drs. Sidney e Dagoberto informaram que no próximo dia 31 de março, às 14,00 horas, ocorrerá a posse das novas Diretorias da ALCOPAR, SIALPAR E SIAPAR, convidando todos os presentes para estarem na solenidade que ocorrerá na sede da Alcopar, em Maringá. Propuseram, que após a solenidade de posse, se desse a assinatura do convênio entre as Entidades com a Universidade Federal do Paraná, o que foi aprovado, faltando apenas a confirmação da UFPR, que na visão do Dr. Canziani, nada impedirá.

Por proposta do Dr. Sidney, aproveitando a presença de todos os membros na cidade de Maringá, pois nos dias 29 e 30 de março será realizado a Reunião Técnica sobre a Cultura da Cana-de-Açúcar no Estado do Paraná, no Hotel Deville, promovido pela UFPR e, no dia 31 a posse da nova Diretoria das Entidades representativas do setor industrial, ficou definido, após a aprovação de todos, a realização de uma nova reunião da Comissão, período da manhã do dia 31 de Março – às 9,30 horas – na sede da Alcopar, para analise e discussão da proposta de Estatuto e de Regimento Interno do CONSECANA-PARANÁ, e que as minutas propostas estariam antecipadamente de posse dos membros do Conselho para avaliação o que foi aprovado por todos.

Por sugestão do Presidente, Dr. Silvio, ficou definido que se deverá convidar todos os membros da Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar da FAEP para participar desses eventos, assim como convidá-los para participar de uma reunião a ser realizada às 9,00 horas do dia 31 de março, na sede da Alcopar – Avenida Carneiro Leão, nş 135 – Edifício Centro Empresarial Europa – salas 903/904, em Maringá, para indicação de um membro Titular e de um Suplente, para compor a Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação Nacional da Agricultura, a ser indicado pela FAEP.

Levantou-se a questão se o CONSECANA-PARANÁ se pronunciaria sobre os procedimentos para determinar os preços da cana-de-açúcar da safra 99/00 que encerra-se em abril de 2000 e, após os debates ficou definido e esclarecido que o Conselho foi criado com o objetivo de deliberar sobre a safra 2000/2001 e as subsequentes, não tendo competência, portanto, para esta safra de 99/00.

Na sequência o Presidente passou a palavra aos Drs. Anibal Pacheco Almeida Prado e João Crisóstemo S. Rodrigues, da empresa Saccharum, que passaram a apresentar o tema solicitado – a formação do preço da cana padrão, metodologias do cálculo da ATR, entre outros. Cópia do trabalho apresentado fica fazendo parte deste relatório, como anexo nş 02.

Após os debates os Membros presentes tomaram as seguintes definições:

  1. A cana básica no Estado do Paraná será aquela com 121,96 kg de ART por tonelada;
  2. Os percentuais de participação da cana-de-açúcar no preço do álcool e do açúcar serão calculados utilizando-se os mesmos indicadores apurados pela Fundação Getúlio Vargas e os preços dos insumos e salários apurados pelo CONSECANA-PARANÁ.

No período da tarde os professores José Roberto Canziani, Vania Di A. Guimarães e José Luis Camargo Zambon, da Universidade Federal do Paraná, apresentaram, para discussão, críticas e sugestões, a metodologia de trabalho do Projeto B – coleta, estudo e divulgação dos preços dos vários produtos e monitoramento do "mix" de produção e comercialização das Usinas. Os documentos apresentados pelos professores ficam fazendo parte deste relatório, como anexo nş 03.

Após os debates ficou aprovada a metodologia apresentada pela Universidade Federal do Paraná, com a apuração dos preços médios a partir de meados de Abril/2000 e a divulgação a partir de Maio/2000. Os preços serão apurados por região e divulgados como um único número para o Estado do Paraná. Os dados regionais servirão de base ao CONSECANA-PARANÁ para futuros trabalhos de regionalização.

Na sequência ficou definido que a próxima reunião do grupo será realizada no dia 31/03/00, às 9,30 horas, na sede a Alcopar, na qual será discutido a proposta de Estatuto e de Regimento Interno, assim como a discussão dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo Conselho e as respostas dos questionamentos que ficaram sem resposta, como: adoção de um "mix" estadual ou por unidade – cada unidade deverá fazer os seus cálculos; adoção do 121,96 kg de ATR; se haverá consenso na utilização da "cana padrão"; quais os critérios de pagamento da cana e se utilizará uma mesma metodologia; se será implantada a Câmara Técnica, quem participará e se esta irá supervisionar os trabalhos da UFPR; entre outros assuntos.

O Presidente, Dr. Silvio, agradeceu a presença e a colaboração de todos e encerrou a presente reunião.

O Dr. Paulo Misquevis colaborou na elaboração do presente relatório.

Adilson Ricardo

Economista – Assessor do Grupo - Em 22/03/00.

ANEXO 01 – Lista de Presença:

Pelo setor Rural:

Silvio Munhoz Lembi;

Sebastião 0. Santa Rosa;

Sidney Meneguetti;

Jeferson José Muracami;

Irimal Aparecido Basso; e

João Batista Meneguetti.

Pelo setor Industrial:

Dagoberto Delmar Pinto;

Paulo Roberto Misquevis;

Lilian F. M. Ticianel;

Fred M. Polizelo;

Marco Rogério Vindoca; e

Giovani Crispim.

Pela Saccharum:

Anibal Pacheco Almeida Prado; e

João Crisóstemo S. Rodrigues.

Pela Universidade Federal do Paraná:

José Roberto Canziani;

Vania Di A. Guimarães;

José Luis Camargo Zambon.

Assessor:

Adilson Ricardo 

Economista do Departamento Técnico Econômico da FAEP.